sábado, 5 de julho de 2008

"O Triplo Filtro de Sócrates"

Quem nunca teve aquele amigo chato, que gosta de falar dos outros, ser o centro das atenções... Pois é... há tempos li esta história em uma apresentação de slides do meu primo... Achei interessante e resolvi postar aqui...




O Triplo Filtro de Sócrates
Na Grécia antiga, Sócrates foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.
Um dia, um conhecido se encontrou o grande filósofo e lhe disse:
_ Sabe o que escutei sobre teu amigo?
_ Espera um minuto. Replicou Sócrates. _ Antes que me diga qualquer coisa quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de "Exame do Triplo Filtro."
_ Triplo Filtro?, perguntou o outro.
_ Correto, continuou Sócrates. Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vais dizer. É por isso que eu o chamo de "Exame do Triplo Filtro."
_ O primeiro fitro é a verdade. Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo?
_ Não, disse o homem. Realmente só escutei sobre isso, e...
_ Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não. Agora, me permita aplicar o segundo fitro, o filtro da bondade. É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?
_ Não, pelo contrário...
_ Então deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo. Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da ultilidade. Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo?
_ Não, na verdade não...
_ Bem, conclui Sócrates. Se o que desejas dizer não é certo, nem bom e tampouco me será últil... Por que eu iria querer saber?
Use este Triplo Filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos mais próximos e queridos.
A amizade é algo inviolável. Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento.

Nenhum comentário: