sábado, 18 de julho de 2009

Toxicidade - Toxicity

Um dia desses, me aconteceu uma coisa engraçada, mas ao mesmo tempo trite. Estávamos minha tia e eu esperando um ônibus que nos levaria ao terminal. Chegando ao local, havia um cara mal-encarado que nos olhava da cabeça aos pés. Passados alguns minutos o cara tirou de dentro da mochila uma sacola plástica contendo cola de sapateiro. De repente, um barulho estranho, o cara estava cheirando cola bem ao nosso lado! As outras pessos ficaram espantadas com a atitude desse cara, não demorou muito o cara saiu pra outro lugar. Na verdade não sei se o intento do cara era nos dar medo, ou chamar a nossa atenção.


Esse episódio me fez lembrar uma canção da banda System Of A Down, pelo fato de a música falar de um mundo sujo, um mundo porco, arruínado pelas mazelas do modernismo. O nome da música já diz tudo, em sua versão original, "Toxicity", seria a junção das palavras "toxic - tóxico" e "city - cidade", formando o termo que pode ser traduzido pro português como "Toxicidade". O videoclip da música é muito bom. Meio que tosco, sem muitos efeitos especiais, ao que parece foi direcionado por um dos integrantes da banda. Me amarro nas letras System, principalmente pelo fato de falarem de política, religião, filosofia, tudo isso muito mais misturados ao sons de guitarras, bateria, sons armênos e um pouco de metal, daqueles gritados. Muito bom! Quem nunca ouviu, vale a pena ouvir. System Of A Down é o tipo de banda "politicamente correta".

Abaixo seguem a letra, em versão traduzida, da música que estou falando:

Toxicity - Toxicidade (System Of A Down)

Conversão, software versão 7.0
Olhando para a vida através dos olhos de um marido cansado
Comendo semente como um passatempo
O tóxico de nossa cidade, de nossa cidade,

Ei, o que você quer com o mundo?
O que você possui é desordem, desordem,
Agora, em algum lugar entre o silêncio sagrado
Silêncio sagrado e sono
Em algum lugar, entre o silêncio sagrado e sono
Desordem, desordem, desordem

Mais madeira para os incêndios deles, vizinhos barulhentos
Devaneio de lanterna pegos nos faróis de um caminhão
Comendo sementes como um passatempo
O tóxico de nossa cidade, de nossa cidade,

Ei, o que você quer com o mundo?
O que você possui é desordem, desordem,
Agora, em algum lugar entre o silêncio sagrado
Silêncio sagrado e sono
Em algum lugar entre o silêncio sagrado e sono
Desordem, desordem, desordem

Ei, o que você quer com o mundo?
O que você possui é desordem, desordem,
Agora, em algum lugar entre o silêncio sagrado
Silêncio sagrado e sono
Em algum lugar, entre o silêncio sagrado e sono
Desordem, desordem, desordem

Quando eu me tornei o sol
Eu iluminei vida nos corações do homem
Quando eu me tornei o sol
Eu iluminei vida nos corações do homem...

Nenhum comentário: